sábado, 5 de junho de 2010

O que é idolatria?

A idolatria está impregnada no mundo, infelizmente comprovamos esta verdade quando assistimos televisão, especialmente novelas, em que há deuses para todos os gostos, inclusive adoração a vaca. Sendo um tema presente em nossa sociedade decidimos meditar sobre ele. Descobri que idolatria não é somente adoração de imagens, mas, sobretudo amor excessivo a coisas e pessoas colocando Deus sempre em segundo plano, ou seja, a idolatria condenada não é apenas aquela praticada a outros deuses, mas aquela que coloca qualquer coisa no lugar de Deus veja:
A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon = corpo + latreia = adoração, neste caso idolatria representa mais uma adoração às aparências corporais.Segundo a língua- portuguesa idolatria é : adoração a ídolos, culto prestado ao que não é Deus e amor excessivo.
Observamos alguns tipos de idolatria presentes neste século:
• Amor ao dinheiro: I Timóteo 6.10 “Por que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. O jovem rico pensara que amava a Deus até que Jesus lhe revelou seu ídolo e demonstrou-lhe que estava fazendo de suas posses um deus. O Jovem rico não renunciou a sua riqueza para seguir a +Jesus. Mt 19. 16

• Amor aos bens materiais: Na parábola das bodas, Jesus fala que o reino dos céus é semelhante a certo rei que celebrou as bodas de seu filho e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, eles, porém não se importaram e se foram cada um para o seu campo, outro para seu negócio. Mt 22 1 a 13. O problema consiste em tornar os bens materiais tão importantes a ponto de transformar a devoção a Deus em algo secundário.

• Amor às pessoas: Colocar a mulher, filhos, amigos, líderes, pregadores, cantores acima de Deus é uma forma de idolatria. Ninguém nos ama mais do que o Senhor; ter esse tipo de pensamento causa decepção e desgosto. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Atos 10 25. 26 e I Co 1.12; 3.4,5.

• Amor ao corpo: Vivemos um momento da ditadura da beleza, homens e mulheres buscam um corpo perfeito, pois a sociedade vive em cobrança, seja magra, não tenha rugas etc. E as pessoas utilizam de todos os meios para conquistarem a beleza, plástica, botox, lipo-aspiraçao, silicone, tomam anabolizantes etc... Devemos cuidar do nosso corpo, afinal ele é templo do Espírito Santo I Co 3. 16 mas não idolatrá-lo. “Tudo é vaidade” Ec 2.11e tudo deve ser equilibrado, sem exageros.

Escrevi-vos para que saibais que estes sãos os valores presentes neste mundo, mas são contrários aos valores contidos na Bíblia e da vontade de Deus para nós. Os nossos valores são valores do reino, e o nosso desafio é continuar adorando o criador e “buscar em primeiro lugar o seu reino e a sai justiça”, até que Ele venha.

Seminarista Lussandra de Matos Moreira

quinta-feira, 3 de junho de 2010