Quem não foi adolescente atire a primeira pedra!
É comum ouvimos pais e líderes reclamando dos adolescentes. Alguns concordam e repetem a frase: “todo adolescente é aborrecente”. É verdade que eles mudam de humor de uma hora para outra, que são capazes de passar o dia inteiro trancados no quarto. Acham que o mundo vai acabar porque foi proibido de sair, sentem-se aptos a tomar as suas próprias decisões e falam o que pensam. "Esse tipo de comportamento é normal da idade, por mais que nós, adultos, achemos que não. É difícil entendê-los, mas quem não foi adolescente que atire a primeira pedra.
Precisamos entender que ser adolescente é estar em transição. É nesta fase que constroem os fundamentos que o ajudarão na escolha da sua profissão, do conjugue, amigo e religião. Eles precisam do nosso amor, paciência e respeito. Os juvenis fazem parte da igreja, alegram os cultos com a sua presença, contagiam o culto com as suas palmas e danças. Dinamizam o culto com as peças teatrais e coreografias.
Lembremos que em 2 Reis Capítulo 5 registra que uma adolescente foi instrumento de esperança, de cura e de salvação para Naamã e Lucas testemunha que Jesus aos doze anos de idade estava entre os doutores ouvindo-os e interrogando-os. Vemos por meio desses testemunhos bíblicos que os adolescentes são verdadeiros e questionadores, mas ousados, defensores e testemunhas daquilo que crê.
Quem não conhece o menino testemunho? Quantos meninos/as testemunhos não existem em nossa igreja? Testemunham em sua casa, escola, trabalho, para os vizinhos e para os amigos? Temos que reconhecer eles tem potencial, eles são especiais.
Juvenil, obrigada por você existir e fazer parte de nossa história. Deus abençoe!
Missionária Lussandra M. Moreira