quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tempo de recomeçar!!!!

Tempo de recomeçar

Gn 9 1- 19

Estamos finalizando o ano e em nosso coração o sentimento de que deixamos a desejar, começamos a fazer uma retrospectiva buscando descobrir onde erráramos e acertamos. Às vezes procuramos alguém para julgar ou lançar a culpa e pensamos o quão bom seria voltar no tempo e começar tudo de novo, tentar de alguma forma corrigir um caminho mal trilhado neste ano na esperança de assim mudar o futuro, voltar ao passado para corrigir os erros não podemos, mas podemos recomeçar.

No tempo de Noé os homens se afastaram de Deus, porém Noé permaneceu fiel a Deus e foi salvo ao entrar na Arca com a sua família. Aqueles 150 dias que Noé e sua família ficaram confinados na Arca foi um tempo de grandes conflitos a convivência não era fácil entre seres humanos e animais, houve momentos de angústias, de dúvidas, de desânimo, de medo, de erros e de acertos. Mas o que a história de Noé tem em comum conosco quando estamos às vésperas do ano novo? Quando o dilúvio cessou e as águas baixaram Noé saiu da Arca recebendo de Deus a oportunidade de recomeçar.

Deus se aliançou com Noé ao saírem da Arca, Deus mantêm sua aliança conosco ao sairmos de 2009 e entrarmos em 2010. É tempo de nos aliançarmos com ELE recomeçarmos uma vida compromissada com a sua obra. Uma vida compromissada com a família. Uma vida compromissada no trabalho secular. Aliança não se quebra.

O ano de 2010 é uma nova oportunidade que Deus nos dá de recomeçar, estamos saindo da arca para recomeçar um novo tempo. É tempo de nos redimirmos, de nos dispormos, de acertarmos, de nos concertarmos, de nos comprometermos, de perdoarmos, de testemunharmos, de nos arrependermos, de conquistarmos, de transformar, de amar, de honrar, de obedecer, de ensinar, de plantar e de colher.

Para Noé um novo e grande desafio repovoar a terra, para nós o grande despovoarmos o inferno e povoarmos o céu com almas para Jesus.

Não podemos voltar ao passado, o que podemos é agradecer a Deus por mais uma oportunidade de recomeçar e aproveitá-la, talvez seja a última. Que benção de Deus seja sobre toda a sua igreja em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Seminarista Lussandra de Matos Moreira

sábado, 3 de abril de 2010

Largata ou Borbeta? Morte ou ressurreição?




A borboleta é um inseto que alegra os jardins com a sua beleza e seu colorido. Quando a vemos não nos lembramos que anteriormente era uma lagarta feia e repugnante e que só esta assim por que fora transformada. Este estágio em que a lagarta se transforma em borboleta chama-se metamorfose e tem origem da palavra grega metamorphosis e equivale à transformação. Por isso a borboleta é também considerada um dos símbolos da páscoa porque o processo pelo qual passa (metamorfose) se parece com a história da morte e ressurreição de Jesus.

O nome hebraico para páscoa é pesah significa salto, movimento, caminhada e travessia. O NT reafirma o sentido da páscoa: Jesus morre e ressuscita, afirmando o caráter transformador deste evento.

Páscoa é transformação. A primeira páscoa no AT transformou a vida dos hebreus, a segunda no NT transformou a vida de toda humanidade.

O poder de Deus que trouxe Cristo da morte à vida, também está a nossa disposição para nos trazer da morte á vida, a fim de que possamos ser transformados e herdarmos vida e vida em abundancia.

O apóstolo Paulo diz em Romanos 12.2 que não devemos nos conformar com este século, mas sermos transformados pela renovação de nossa mente. Deus nos transformará em uma nova pessoa, mudando a nossa mente.

Páscoa é também transformação através de Jesus. O milagre aconteceu Jesus saiu do sepulcro, transformado do estágio da morte para a vida. Através de Jesus podemos também ser transformados e de um estágio de morte espiritual causado pelo pecado receber a vida de Deus, vida e vida em abundância.

Neste domingo de páscoa a paz, a alegria, a comunhão, o perdão, a santificação, o amor, a fé, a obediência, a humildade, a compaixão, o temor pode ressurgir em cada um de nós, precisamos apenas nos quebrantar diante de Jesus e pedir perdão e convida-lo para que faça morada em nosso ser para sermos transformados em nova criatura.

Nesta páscoa podemos decidir: Queremos ser Largata ou sermos transformados em Borboleta? Quremos viver para a morte ou ressurgir para Cristo?

Que possamos decidir deixar Cristo ressurgir em nós e sermos transformados de Glória em Glória !!!! Feliz Páscoa!!!!!!!

Seminarista Lussandra de Matos Moreira



Referência Bibliográfica :

Siqueira, Tércio Machado. Tirando o pó das palavra: história e Teologia. São Paulo.Cedro, 2005.