sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Responde-nos com Fogo!!

I Reis 18. 22-40

O fogo é poderoso. Ele destrói casas, florestas, cidades e famílias. Na verdade nenhum de nós queremos enfrentar esse fogo que consome o fruto de nosso trabalho e de nossas vidas. Porém neste texto que compartilhamos vemos Elias lançando um desafio aos profetas de Baal " Vamos clamar e o Deus que nos responder com fogo esse é que DEUS". Todos desejavam o fogo vindo de Deus, ou seja o manifestar do seu poder. Quantos não desejam o seu poder, a sua glória(fogo). Eu mesmo clamo a resposta de Deus com fogo sobre a a enfermidade de meu filho. No texto o Deus de Elais, o nosso Deus respondeu com fogo, com glória, com poder. Porém, para que Deus nos responda com fogo precisamos estar dispostos a seguir alguns passos, vejamos:


  1. Glorificar o nome de Deus por seu milagre(v.37): A oração de Elias esclarece o que estava em seu coração, glorificar o nome de Deus : "Responde-me Senhor, responde-me , para que este povo conheça que tú es Deus". O desejo de Elias era somente um, glorificar o nome de Deus. Não era exaltar a si mesmo, não era para não sofrer, ou livrar de um sofrimento. Para recebermos a resposta de Deus com fogo, o desejo de um deve ser engradecer a Deus por meio deste milagre.
  2. Defender a causa de Cristo ainda que esteja só (v.22): Elias pensava que era o único que restava que adorava a Deus, isso não era verdade a frente Capítulo 19. 18 vemos Deus dizendo para Ele " também eu fiz ficar sete mil em Israel que não se dobraram diante de Baal. Mas, naquele desafio, naquela defesa a Deus, realmente estava só, ninguém se juntou a ele. Há momento que pensamos ou estamos sozinhos, e somos desafiados por Deus assim como Elias a defender a sua causa, ou seja, continuar firme em nosso propósito de servi-lo com integridade e de não negá-lo. Na escola, com uma roda de amigos, no trabalho, na faculdade quem somos? Elias ou profetas? Que causa vamos defender, a nossa, a do mundo ou a de cristo??
  3. Restaurar o altar (v.32): a atitude de Elais com intuito de restaurar o altar. Nós somos o altar que devemos consagrar a Deus.O apóstolo Paulo em Romanos 12.1 disse: Rogo-vos pois irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional. Elias estava restaurando o altar para receber o poder de Deus. Purifiquemos a nossa vida, retirando a inveja, o ciúmes, a idolatria, a mágoa, o sentimento de vingança, o ódio, os pensamentos impuros, o maquinar o mal, a prostituição, o adultério, a fornicação que possamos restaurar o altar a Deus.
  4. Ter a convicção que não há nada impossível para Deus(34-35): Com esta atitude Elias estava demonstrando uma fé inabalável. Ele pedi para jogar água sob o holocausto, isto o  faz por trés vezes. Diante dos olhares de todos presentes ele estava dificultando(tornando o ato impossível para o povo). A água aos olhos dos expectadores não pegaria com o fogo "então era impossível", mas Elias tinha convicção Deus é o Deus do impossível. Se está passando por uma situação difícil, creia em Deus Ele torna o impossível possível.
  5. Perseverar em oração (36-37): Elias orou ao Senhor. A oração faz parte da vida de todo o Cristão.É o momento que falamos com Deus, é o momento que ouvimos Deus, é o momento que sentimos restaurados por ele. Fale com Deus constantemente, conte a ele seus medos, suas angustias, suas fraquezas, em qual área você precisa de seu fogo. A oração nos torna íntimos de Deus e nos entender os seus propósitos. A oração é a chave da nossa vitória.

Conclusão:

Deus é o Deus o impossível, mas acima de nossas vontades e vaidades estão os seus projetos, e tudo que Deus deseja é manifestar o seu poder e demonstrar aos descrentes que Ele é o Deus que faz, que se importa
que faz milagres para glória de seu nome.  Deus respondeu. O fogo do céu desceu consumiu o holocausto, as pedras, o pó e lambeu toda a água. O mesmo quer e pode fazer em nossas vidas, para tanto que possamos aprender com o texto: Intenção de glorificar a Deus, disposição em defender a sua causa ainda que estejamos sós, disposição em restaurar o altar, convicção do poder de Deus e perseverar em oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário