Tema: Uma mulher chamada Abgail
Texto: 1 Samuel 25
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Desde então a mulher tem conquistado o seu espaço, sua liberdade, respeito e valorização.
A Bíblia relata a história de uma mulher chamada Abgail, uma simples dona de casa. Na época em que vivia a mulher não era valorizada e tão pouco tinha algum direito. Ela tinha como esposo Nabal, conhecido por sua loucura. A história de Abgail nos descreve as sua atitude diante de um ato insano de seu marido Nabal que nega dar alimento aos servos de Davi. Vendo Abgail que o ato de seu marido causariam danos a sua casa se levantou e em lugar de seu marido vai a presença de Davi,oferece os presentes e pede perdão por seu marido e colocando-se como culpada de toda aquela situação.
Vemos que Abgail obteve uma conquista, livra a sua vida, a de seu marido, todos os de sua casa e com isto evita também que Davi se torne um assassino.
Atualmente as mulheres têm alcançado várias conquistas e posições de lideranças na sociedade, mas temo que as mulheres percam o que é mais importante, seu espaço significativo em família. Nota-se que o número de jovens fazendo uso de drogas ilícitas aumenta gradativamente. Jovens e Juvenis no mundo do crime também. O divórcio tem si tornado comum por inúmeras causas.
A família é importante e merece que lutemos por ela. Abagail mesmo tendo um marido néscio e não sendo respeitada lutou por sua casa. As mulheres têm muito que conquistar, mas não devem esquecer-se do principal a sua família, pois a família é base da sociedade. O que as mulheres fazem em sua casa, como agem com seu marido e como agem com seus filhos, irá refletir na sociedade a qual ela deseja tanto ter seu espaço.
Por isso destacamos três qualidades de Abgail que como mulheres devemos ter e colocá-las em prática em nossa casa.
1. Tinha prioridade: O texto deixa claro que a prioridade de Abgail era sua família. Tinha prioridade, porém a sua prioridade estava condicionada a vontade de Deus e não a sua própria vontade. A sua prioridade não o esposo, mas cumprir o papel de uma mulher sabia. Ela compreendia o que era realmente importante e que deveria estar em primeiro em lugar em sua vida. Qual tem sido a sua prioridade mulher? Agradar seu marido, mesmo quando as suas ações são contrárias a palavra de Deus? Trabalhar muito e não dedicar tempo para seu filho/a? A vida financeira?
2. Uma mulher sábia v. 18-19: rapidamente, decidiu como deveria salvar a sua família e seus servos; Abgail não agiu da mesma forma que Nabal “o louco”, mas com grande sabedoria e prudência. “A mulher sábia edifica a casa”. Sabendo disso Abgail age com sabedoria e vai ao encontro de Davi e oferece alimento e se humilha e pede perdão.
3. Conselheira v.29 e 33: Uma conselheira para Davi e para Nabal também. Talvez Nabal não atendesse seus conselhos, mas certamente ele os dava. Porém Davi se prontificou a ouvi-la e percebeu que o que iria fazer ia gerar sérias conseqüências para a sua visa e reinado. O papel da mulher é abrandar a ira do marido, mostrando a ele as conseqüências de sua atitude para que se arrependa e não suscitar a sua ira.
Conclusão
Deus tem desafiado as mulheres do século XXI a serem como Abgail. Uma mulher que deseja a sua liberdade e conquistar seu espaço, mas nunca se esqueceu do primordial o seu papel dentro de sua família. De que adianta obter posições e perder o filho para o “mundo”, ou ter o fim de sua união conjugal? Lembre-se Abgail tinha prioridade: a sua família e agiu com grande sabedoria para guardá-la.
PARABENS PELO BLOG TB VOU FAZE O MEU, JÁ FIZ A CONTA MAS AINDA NÃO TIVE TEMPO PARA CONTINUAR .
ResponderExcluirVC É UMA MULHER QUE TEM BRILHO DE JESUS EM VC , TEM CRESCIDO MT. A CADA DIA, EM MEIOS AS LUTAS VC PERMANECE FIRME , É ISSO AI UM DIA SAIMOS DE CADES OU DO DESERTO E ENTRAMOS NA TERRA Q MANA LEITE E MEL MAS O INTERESSANTE É GOSTOSO É SABER Q MESMO NO DESERTO OU CADES, NÃO FALTA PÃO NEM ÁGUA A TEM TB. CARNE . DEUS É BOM! EU NÃO ME CANSO DE FALAR Q ELE É BOM. AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO SÃO BASE PARA A NOSSA FÉ MAS A PALAVRA DELE SIM. EU AMO ESSE DEUS .BJUS DOQUINHA