Gn 35. 1,15
A família é a instituição Divina e social mais antiga do mundo. Uma instituição social, porque é no seio da família que o processo de socialização se inicia: interação entre pais e filhos, entre irmãos e avós. É a partir da família que o desenvolvemos a nossa crença, a nossa personalidade, o nosso caráter. É uma instituição divina, porque foi criada por Deus (Gn 2.18). Na família podemos ver com clareza os planos de Deus para a humanidade. Atualmente esta instituição está em crise, e até o conceito tradicional de família foi transformado. Milhares de casais estão se divorciando, lares são sacudidos pela violência de palavras e de maus tratos. Para o mundo a família é um projeto falido, para Deus é um projeto a ser restaurando, para isso precisamos resgatar valores que façam gerar vidas no seio familiar.
Em gênesis 34. 25, 31 vemos a família de Jacó passando por um momento de crise que resultaria em sua destruição. Os seus filhos Simeão e Levi destruíram Siquém e juntamente com seus irmãos roubaram tudo que havia de valor ali (27,29), temia Jacó a vingança dos povos vizinhos (30) e em conseqüência a destruição de sua família. A seguir no capítulo 35 percebemos três valores presentes na família de Jacó que resultaram em vida. São valores que precisam ser resgatados pela família em pleno séc. XXI.
· Deus: O Sumo sacerdote da família (v 1): A família abençoada é aquela que faz do Senhor o seu fundamento(Sl 127.1). Percebemos que vem de Deus a ordenança a Jacó “Disse Deus a Jacó”. Deus deve ser prioridade para a família. Fazer do lar um altar de adoração (culto no lar), permanecer em sua presença e pautar os seus de acordo com a sua palavra. Depender de Deus e obedecer a sua voz.
· Marido: sacerdote da Família (v.1, 3): Percebemos Deus se dirigindo a Jacó, o chefe da família. Deus não se dirige aos filhos ou a esposa, mas ao pai, que têm a responsabilidade de ensinar, orientar, aconselhar e exortar. Atualmente os pais se esqueceram de sua responsabilidade, e transferiram para a escola secular ou Dominical, as babás, aos avôs, aos tios, vizinhos ou mesmo para as amizades. Precisamos regatar este valor, pai você é o sacerdote do lar, foi você quem Deus colocou como cabeça sobre a sua família. Mãe se você tem sido pai e mãe de sua família a responsabilidade é sua.
· Família: submissa ao marido (v.4, 5): A família de Jacó entendia que eram direcionados por Deus e que Deus se dirigia a seu pai o sacerdote de sua família. Diante da orientação do pai e reconhecendo sua responsabilidade se prontificaram a renunciar aos ídolos e aos amuletos e subiram a Betel para adorar o Senhor.
No versículo 5 algo extraordinário aconteceu, enquanto seguiam para Betel, o terror de Deus foi sobre as cidades vizinhas, e eles não seguiram a família de Jacó para destrui-la, pois esta seguia valores que conduzem a família para a vida. Como os povos desejava destruir a família de Jacó, atualmente os valores presentes no mundo tentam destruir a família. Compete a nós servos(as) resgatar estes valores, e seguir com a certeza de que Deus estará nos protegendo.
Seminarista Lussandra de Matos Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário